Vale a pena comprar um imóvel na planta?

Vale a pena comprar um imóvel na planta?

Em razão da conjuntura econômica complexa que o Brasil viveu nos últimos anos, muitas pessoas ficaram receosas quanto aos seus investimentos. A crise afetou até o sólido mercado imobiliário, mas ele já mostra sinais de recuperação. Com isso, muitos estão pensando agora se vale a pena comprar um imóvel na planta.

É fato que a aquisição de propriedades sempre foi uma alternativa considerada segura para gerar patrimônio e resguardar o seu dinheiro. Quer entender se isso ainda é verdade ou se é melhor buscar outra opção? Confira o conteúdo que preparamos a seguir e fique por dentro desse tema!

Preço imbatível

Uma das questões mais importantes para decidir se realmente vale a pena comprar um imóvel na planta é o preço. Diante dessa realidade, podemos afirmar que o momento é excelente!

Após alguns anos de extrema valorização do setor no país por conta de investimentos internacionais e da realização de eventos esportivos, a criseestabilizou e até reduziu os custos no setor.

Se há pouco tempo comprar uma unidade na planta era complicado, o fato é que agora as construtoras estão oferecendo excelentes condições para quem souber negociar. Além de grandes descontos à vista, ainda há a possibilidade de financiamentos mais extensos.

Até mesmo mudanças gratuitas na construção estão sendo oferecidas, desde que o projeto comporte esse tipo de alteração.

Atraso nas obras

Muita gente tem medo de comprar um imóvel na planta por conta do risco de atrasos nas obras, mas é essencial entender que a lei resguarda o comprador nesse tipo de situação. De acordo com a legislação vigente no Brasil, a margem de erro para a entrega das chaves não deve ultrapassar os 180 dias.

Caso esse período seja excedido, o cliente pode entrar na justiça contra a empresa e processá-la com base no código de defesa do consumidor. Porém, pesquisar se a construtora costuma enfrentar esse tipo de situação antes de fazer uma proposta também é uma boa maneira de evitar essa dor de cabeça.

Valorização do imóvel

O potencial de valorização é um dos itens que mais leva as pessoas a comprar um imóvel na planta. Esse tipo de propriedade costuma ter uma valorização de mais de 30% da quantia paga pelo comprador.

Diante dessa realidade, fica fácil perceber que, sem dúvidas, essa é uma das melhores alternativas de investimento que alguém pode fazer. Além da alta rentabilidade, você ganha mais segurança e gera patrimônio.

Possibilidade de personalização

Outro ponto relevante e que mostra que vale a pena comprar um imóvel na planta, é que esses imóveis possuem a possibilidade de personalização. Em outras palavras, é muito mais fácil adaptar uma unidade que ainda não está pronta do que uma que esteja efetivamente finalizada.

Algumas construtoras, por exemplo, permitem que seus clientes façam alterações, tais como a disposição dos cômodos, remoção de paredes para criar conceitos amplos, mudanças nas cores das paredes e até a escolha de alguns materiais de acabamento.

E agora, decidiu se vale a pena comprar um imóvel na planta? Gostou do conteúdo? Então confira também essas 4 dicas para escolher o tamanho ideal da casa para sua família!

Gostou do texto?
Faça seu cadastro e receba todas as novidades do blog no seu email!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *