Saiba quais são os critérios de prioridade no Minha Casa Minha Vida

Saiba quais são os critérios de prioridade no Minha Casa Minha Vida

Desde sua primeira edição, o Minha Casa Minha Vida possui critérios que servem para priorizar a entrega dos imóveis a alguns tipos de públicos pertencentes à faixa l, que inclui comprovação de renda até R$1,8 mil.

Assim, se você está interessado em comprar um imóvel e atende a algum dos pré-requisitos que diminuem o tempo de espera, as chances de ter logo sua casa própria são bem maiores!

Confira, a seguir, quem tem prioridade no Minha Casa Minha Vida:

Famílias que moram em áreas de risco

Quem vive em áreas consideradas impróprias à moradia tem prioridade no Minha Casa Minha Vida. Assim, se o local onde você reside é declarado área de risco pela prefeitura ou outro órgão competente, sua prioridade está garantida segundo as regras do Programa.

Famílias residentes em áreas insalubres

Para as famílias que moram em lugares tidos como perigosos para a saúde, a entrega de uma habitação pelo Programa também acontece de forma mais rápida. Isso porque é direito inalienável do ser humano viver com dignidade e em local próprio para a sua saúde física e mental.

Famílias desabrigadas

Circunstâncias que desalojem a família e a deixem ao desabrigo colocam, automaticamente, seus membros como prioridades no Minha Casa Minha Vida.

Assim, quem está em habitação provisória em decorrência de ter perdido o lar — como nos casos de enchentes, inundações e outros desastres — pode contar com a preferência na hora de adquirir uma nova habitação.

Famílias chefiadas por mulheres

Se você chefia a sua unidade familiar — ou seja, é a principal responsável pela manutenção do seu lar e de quem nele vive —, pode requisitar o direito à prioridade no Minha Casa Minha Vida. Para tal, há a necessidade de fazer uma autodeclaração.

Esse documento precisa ser preenchido com os dados dos moradores de sua casa. Sua finalidade é confirmar a composição e situação familiar.

Famílias com deficientes

Quem é inscrito ou pensa em fazer a inscrição no Programa e tem um familiar deficiente também tem prioridade na entrega da casa ou de um apartamento. Neste caso, a deficiência deve ser conformada por laudo médico para se efetivar o direito à prioridade.

Dentro deste critério de prioridade, estão destacadas as famílias com pessoas afetadas pela microcefalia. Esses casos vão ter prioridade máxima na entrega das unidades residenciais, sem a necessidade de esperar pela contemplação por sorteio.

Vale ressaltar que não serão levados em conta nem a idade do portador de microcefalia nem o motivador da doença que o acometeu.

Famílias com idosos

A lei dispõe que 3% das unidades residenciais entregues pelo Minha Casa Minha Vida devem ser destinadas a idosos. Então, caso você tenha mais de 60 anos de idade, possui prioridade para a compra da casa própria pelo programa governamental.

Estar em um dos grupos acima descritos e ter prioridade no Minha Casa Minha Vida 3 aumenta bastante a oportunidade de adquirir um imóvel. Isso significa, na prática, acesso garantido a quem mais precisa de um lar, indo ao encontro da filosofia e do objetivo desse projeto habitacional.

Já fez sua inscrição no Minha Casa Minha Vida ou ainda vai fazer? Restou alguma dúvida sobre o processo? Conte pra gente aqui nos comentários!

Gostou do texto?
Faça seu cadastro e receba todas as novidades do blog no seu email!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *