Localização do imóvel: 4 fatores para analisar antes de escolher

Localização do imóvel: 4 fatores para analisar antes de escolher

Acertar na localização do imóvel é um dos maiores desafios, tanto para os profissionais de corretagem quanto para seus clientes. Existem diversos fatores para analisar antes de escolher um imóvel, e cada um deles pode fazer a diferença entre optar por um lugar perfeito ou uma grande dor de cabeça no futuro.

Levando em consideração que a aquisição de uma propriedade é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa, é fundamental ter bastante cuidado nesse momento. Quer descobrir o que você não pode deixar de observar? Então confira o conteúdo que preparamos a seguir:

1. Presença de serviços básicos

Ser atendido pelos serviços básicos é essencial para uma boa qualidade de vida. E, por incrível que pareça, até mesmo alguns bairros valorizados podem deixar a desejar nesse quesito.

A rede elétrica e hidráulica precisa chegar até a propriedade e você deve estar atento a esse ponto, especialmente se o local estiver em desenvolvimento ou recebendo novos empreendimentos residenciais.

A rede de esgoto também pode ser um problema, pois ela pode demorar a chegar, especialmente em regiões mais afastadas. Por fim, nos dias de hoje, também é fundamental checar a existência de cabeamento para telefonia, internet e televisão por assinatura, que geralmente são interligados.

2. Variedade de pontos comerciais

Um bom bairro para se morar também precisa oferecer uma grande variedade de pontos comerciais para os seus habitantes. Por isso, antes de fazer uma proposta, não hesite em verificar a presença de alguns estabelecimentos. Supermercados, padarias, farmácias, restaurantes, lanchonetes, hortifrútis, clínicas médicas, cinemas e shopping centers.

Para quem não abre mão da saúde e da boa forma, academias de ginástica e clubes esportivos são essenciais. Parques e praças completam o cenário perfeito para uma excelente qualidade de vida.

3. Distância para o trabalho

Outro dos principais fatores para analisar antes de escolher a localização do imóvel é a distância da propriedade para o seu trabalho e o de seu cônjuge. É preciso considerar que vocês farão esse deslocamento diariamente, por anos a fio. Se o percurso for demasiadamente longo ou muito engarrafado, talvez seja melhor procurar outra alternativa.

Para quem conta com uma família numerosa, é importante considerar as necessidades dos outros membros. Filhos pequenos, por exemplo, também poderão sofrer um impacto negativo se o local for muito afastado das suas escolas, cursos ou locais favoritos.

4. Rede de transportes públicos

Mesmo que você prefira se descolar com automóveis particulares, morar em um bairro que seja bem atendido pela rede de transportes públicos é bastante vantajoso. Além de permitir que você economize algum dinheiro com combustível eventualmente e que as pessoas cheguem até a sua casa com mais facilidade, a presença desse fator evita engarrafamentos e valoriza o seu imóvel.

Foque especialmente em regiões que contem com estações de metrô e trem ou que ao menos tenham uma previsão de construção para esses itens. Pontos de ônibus em diversas ruas ou até mesmo terminais rodoviários podem ser de grande valia para quem precisa de velocidade nos deslocamentos diários.

Além de analisar esses fatores fundamentais para acertar na localização do imóvel, contar com uma corretora de confiança nesse momento pode ser de grande valia! Gostou do conteúdo? Então confira também nossas 5 dicas valiosas para comprar o seu primeiro apartamento!

Gostou do texto?
Faça seu cadastro e receba todas as novidades do blog no seu email!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *