Imóvel novo ou usado? Saiba como escolher o melhor

A hora de comprar um imóvel é muito especial na vida de uma pessoa, e por isso é fundamental que ela analise diversos fatores antes de fazer sua escolha. Nesse tipo de situação, uma das dúvidas mais comuns é decidir entre investir em um imóvel novo ou usado.

As duas alternativas possuem vantagens bem interessantes e cada qual pode atender melhor a um determinado tipo de perfil. Quer conhecer um pouco mais sobre esse tema? Então confira as dicas que preparamos para você!

Vantagens do imóvel novo

Instalações novas

Uma das principais vantagens para quem quer comprar um imóvel novo é que, pelo fato da propriedade ser recém construída, todas as instalações são modernas e não foram utilizadas. Isso traz uma economia muito grande não apenas em termos financeiros, mas também por gerar menos dor de cabeça com manutenção e reparos.

Você tem um acabamento totalmente novo, incluindo aí piso, pintura, azulejos e cerâmicas em perfeitas condições. A parte hidráulica segue o mesmo princípio, com encanamentos modernos e longe do risco de vazamentos; assim com o sistema elétrico, que é adaptado ao padrão e às necessidades dos dias de hoje.

Área de lazer completa

Outro fator que ajuda a decidir entre um imóvel novo ou usado é a área de lazer. Os empreendimentos residenciais mais recentes costumam contemplar esse tipo de espaço, com atenção especial para o entretenimento e para os cuidados com a saúde do corpo e da mente.

Entre os ambientes que merecem mais destaque estão piscinas, quadras poliesportivas, salas de ginástica e até varandas gourmet. Já as unidades mais antigas costumam se limitar apenas ao salão de festas e ao playground, que também estão presentes nos condomínios mais modernos.

Projeto moderno

Imóveis novos estão mais preparados para atender às expectativas, necessidades e demandas mais comuns dos dias de hoje. A estrutura é completamente pensada para o estilo de vida contemporâneo.

Isso inclui não apenas escolhas arquitetônicas de acabamentos, como também a própria planta da unidade, que tende a ser mais funcional e dinâmica. Além disso, vale destacar garagens atualizadas, elevadores mais rápidos e investimento tecnológico em aparelhos de segurança.

Vantagens do imóvel usado

Melhor localização

A localização costuma ser um item decisivo para escolher um imóvel usado ao invés de um novo. Isso ocorre porque as unidades mais antigas tendem a ficar em bairros mais tradicionais, pois foram construídas quando ainda havia uma boa quantidade de terrenos disponíveis nessas localidades.

Embora isso não seja uma regra geral, é comum que os empreendimentos mais modernos costumem ficar em regiões mais afastadas, especialmente quando elas contemplam uma boa quantidade de áreas de lazer. No entanto, a infraestrutura completa e atualizada compensa essa distância.

Cômodos mais espaçosos

É mais fácil encontrar em imóveis usados cômodos espaçosos e um pé-direito mais alto. Isso acontece, sobretudo, porque as plantas antigas priorizavam itens como a metragem total em detrimento de plantas mais inteligentes e funcionais, como nos modernos.

Nos dias de hoje, o comum é que a demanda seja por propriedades que tragam mais praticidade, não necessitando de muita manutenção e nem de muitas horas perdidas com a limpeza de espaços pouco ou nada utilizados.

Está pronto para escolher entre um imóvel novo ou usado? Quer acompanhar outras dicas para te ajudar nessa escolha? Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade sobre o mercado imobiliário!