Guia rápido: confira os documentos necessários para financiar um imóvel

Guia rápido: confira os documentos necessários para financiar um imóvel

Se você está se organizando para financiar um imóvel, saiba que a documentação é um dos fatores fundamentais para que seu crédito seja aprovado.

Milhões de brasileiros sonham em ter um imóvel para chamar de seu, e o financiamento tem se consolidado como o caminho mais trilhado pelas pessoas que não contam com recursos para uma compra à vista.

Para que você comece a se organizar o quanto antes, preparamos uma relação com os documentos para financiar um imóvel a serem providenciados. Veja quais são eles:

1. Documentos do comprador

A documentação do comprador, além de identificá-lo, serve para subsidiar o banco na avaliação de crédito. Alguns documentos, como as certidões, inspiram cuidados, já que possuem prazo de validade e pode ser preciso reemiti-los se houver atraso na liberação.

O comprador precisará de:

  • RG (pode ser substituído pela Carteira de Habilitação) e CPF;
  • comprovante de renda: CTPS e contracheque. No caso dos autônomos, o extrato bancário pode ser utilizado para a comprovação;
  • comprovação de estado civil: Certidão de nascimento ou casamento. Em caso de divórcio ou separação, deve existir anotação averbada na certidão de casamento. Já a união estável pode ser comprovada com uma escritura declaratória ou certidão de filho havido em comum, se houver;
  • comprovante de residência;
  • declaração de Imposto de Renda (os casados ou em união estável devem apresentar também a declaração do cônjuge/companheiro).

Alguns documentos adicionais são exigidos quando há o interesse em utilizar o saldo do FGTS no financiamento, como:

  • extrato das contas vinculadas, emitido pela Caixa ou obtido pela internet;
  • comprovantes de residência, de até três meses e de até um ano atrás.

2. Documentos do vendedor

Necessários para identificação pessoal e verificação de possíveis pendências em nome do vendedor, esses documentos são dispensados quando a compra é efetuada diretamente junto a uma construtora:

  • RG/CPF;
  • comprovação de estado civil com as mesmas ressalvas já apontadas no item anterior. No caso de viuvez, é admitida a certidão de casamento em conjunto com a certidão de óbito do cônjuge.
  • certidão conjunta de débitos relativos aos tributos federais.

3. Documentos do imóvel

Matrícula atualizada

Entre os documentos do imóvel a serem apresentados, a matrícula atualizada é fundamental. Emitido em um cartório de registro de imóveis, o documento apresenta todo o histórico de propriedade, incluindo as alienações, permitindo verificar a situação de momento do bem.

Certidão negativa de débitos

Pode ser exigida também a certidão negativa de débitos, a ser expedida junto à prefeitura e, individualmente, a certidão negativa do IPTU. Tratando-se de um imóvel usado, também pode ser necessária a apresentação da certidão vintenária, que registra seu histórico nos últimos vinte anos.

Habite-se

Se você vai financiar um imóvel novo ou na planta, é preciso apresentar a carta de Habite-se expedida pela prefeitura. O documento garante que a construtora obedeceu ao projeto aprovado e o imóvel pode ser habitado. Pode ser exigida também a certidão negativa de débitos junto ao INSS (CND/INSS).

Opção de Compra e Venda

Para dar entrada no financiamento, é preciso apresentar a Opção de Compra e Venda, preenchida e assinada por ambas as partes. Aliás, os itens de tal documento devem ser analisados com muita atenção, especialmente no tocante à desistência do negócio e possíveis sanções a respeito.

Vale lembrar que, no financiamento de um imóvel na planta, você não precisa se preocupar com a documentação dos vendedores. Basta se certificar da idoneidade da construtora e verificar a legalidade da obra.

Como o financiamento só será liberado na entrega das chaves, é preciso conferir com a construtora quais são os documentos exigidos. Aproveite a negociação direta entre as partes para buscar melhores condições de pagamento até financiar o imóvel.

Agora que você sabe quais são os documentos para financiar um imóvel, é hora de se organizar. Se você está vivendo de aluguel, veja como identificar o momento certo de partir para o financiamento e tome sua decisão!

Gostou do texto?
Faça seu cadastro e receba todas as novidades do blog no seu email!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *