Ganho pouco: será que consigo financiar um imóvel?

Ganho pouco: será que consigo financiar um imóvel?

Em uma pesquisa realizada pelo Ibope, a casa própria foi apontada em 2º lugar como a conquista mais desejada pelos brasileiros, atrás apenas da educação. Sabemos que essa não é uma tendência recente: quem nunca escutou os avós ou os pais contando como foi a realização do sonho do imóvel próprio?

Devido ao quadro de instabilidade econômica, temos a tendência de acreditar em certos mitos sobre o assunto. Alguns dizem que esse é um sonho difícil de ser concretizado, que comprar um imóvel significa se endividar para o resto da vida ou mesmo que é preciso ter uma boa quantia de dinheiro disponível para adquiri-lo.

É justamente para quebrar os mitos sobre a compra da casa própria e ajudar a criar outra impressão sobre o tema que preparamos as dicas a seguir. Veja quais são as vantagens e os benefícios de ter um imóvel próprio e como financiar um imóvel ganhando pouco:

Vantagens e benefícios da casa própria

São muitas as vantagens e os benefícios trazidos pela compra de um imóvel. Entre eles, temos:

  • a construção de um patrimônio pessoal, que será valorizado ao longo dos anos e poderá ser deixado para os filhos;
  • as facilidades de compra, que incluem o pagamento fixo combinado no momento da compra, sem ajustes inesperados de valores no decorrer dos anos, e a queda de juros e exigências para obtenção do financiamento;
  • a estabilidade e a liberdade, que eliminam o risco de ter de abandonar o imóvel (como no caso de alugados), além da possibilidade de deixar sua casa do jeito que desejar.

Para conseguir aproveitar essas vantagens, é preciso organização e paciência. Veja algumas dicas para facilitar essa tarefa.

Organização das finanças

Para tornar real o sonho da casa própria, é preciso dar um passo essencial: a organização das finanças. Faça um diagnóstico preciso da sua situação financeira, incluindo receitas e despesas e separando os gastos por categorias — como necessários e supérfluos.

Esse passo deixará o processo de compra muito mais fácil, pois é somente sabendo de sua verdadeira situação financeira que você pode procurar o imóvel dentro das suas possibilidades. Com as finanças organizadas, também é possível controlar gastos, economizar no que for supérfluo, renegociar dívidas e buscar alternativas que ajudem a investir no imóvel.

Pesquisa empenhada

Após ter clareza de suas reais possibilidades, passe ao próximo passo indispensável para realizar o sonho do imóvel próprio: pesquisar. Defina pontos básicos, como o tipo do imóvel (casa ou apartamento, novo ou usado) e as prioridades, como o tamanho e a localização.

Definição feita, entre em contato com corretoras e construtoras, visite o imóvel (ou o local das obras), tire dúvidas e faça sua escolha. Tenha em mente que o local a ser escolhido deve apresentar o melhor custo-benefício, lembrando que a pesquisa deve ser feita com calma.

Ajuda de programas sociais

Atualmente, os programas sociais facilitam muito a compra do imóvel, como o Minha Casa Minha Vida. Informe-se sobre os requisitos para participar do programa, as possibilidades de financiamento de acordo com sua renda, as taxas de juros, os tipos de imóveis que podem ser financiados e demais questões importantes.

Muitas pessoas têm utilizado esse recurso e, com ele, conseguido concretizar o objetivo de adquirir o próprio imóvel — e sem se endividar!

Seguindo essas dicas e pesquisando mais sobre cada uma delas, é totalmente viável financiar um imóvel ganhando pouco. Aproveite as facilidades atuais e conquiste um lugar para chamar de seu!

Quer se aprofundar no assunto sobre a compra da casa própria? Saiba como fazer seu salário render mais e conquiste seu sonho!

Gostou do texto?
Faça seu cadastro e receba todas as novidades do blog no seu email!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *