Está com o nome sujo? Entenda as complicações para comprar um imóvel

Está com o nome sujo? Entenda as complicações para comprar um imóvel

Muitas pessoas encontram no financiamento a única oportunidade de realizar o sonho da casa própria. Infelizmente, com os desdobramentos da crise financeira, o índice de inadimplência cresceu muito nos últimos anos. A aprovação é mais difícil para quem está com o nome sujo para comprar imóvel.

Você conhece os problemas que as restrições podem causar no financiamento? Confira neste artigo os principais casos e saiba como solucioná-los.

1. Análise de crédito

Embora não seja preponderante, já que cada banco usa critérios próprios, a análise de crédito é o maior obstáculo para quem está com o nome sujo para comprar imóvel. As instituições financeiras desejam ter a certeza de que o comprador será capaz de honrar o compromisso. Com um fator de risco elevado, a liberação de crédito se torna mais difícil para quem está negativado.

Existe uma exceção: as pessoas que estão na faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida, conhecida como Faixa de Interesse Social, não são submetidas à análise de crédito. Tal condição se aplica às famílias com renda mensal de até R$ 1.800.

2. Pendências no CCF

O cadastro no CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo) ocorre quando o cheque de uma pessoa é devolvido pela segunda vez por falta de fundos, ou seja, pelo motivo 12. A anotação, visível a todas as instituições financeiras que acessam o CCF, trará problemas na tentativa de financiar um imóvel.

Para limpar o nome é preciso levar o cheque que causou o problema até a agência bancária onde você possui a conta-corrente. Lá, mediante o pagamento de uma tarifa, você pode solicitar a exclusão do CCF. O comando deverá ser feito pelo banco em até cinco dias úteis conforme determina o Banco Central.

3. Restrições na Receita Federal e no INSS

Pessoas com restrições na Receita Federal e no INSS também podem encontrar dificuldades. Pendências com a situação cadastral do CPF ou na entrega da declaração de imposto de renda podem trazer dores de cabeça para quem pretende negociar um imóvel.

Nos âmbitos das duas autarquias pode ocorrer a inscrição na dívida ativa, quando algum imposto ou tributo deixa de ser pago. O ideal, nos dois casos, é obter uma certidão negativa de débitos para verificar se está tudo em ordem. Possivelmente, o próprio banco vai solicitar tais certidões antes de aprovar o crédito.

4. Causas trabalhistas

As pendências com a Justiça do Trabalho são mais problemáticas para o vendedor. Quem foi condenado em uma ação trabalhista e ainda não fez o pagamento pode ser impedido de vender o imóvel. Antes de negociar é importante verificar, no site do TST, se há restrições em nome do proprietário. Caso seja encontrado algum registro, o melhor é procurar um advogado para ver o que deve ser feito.

Se você está com o nome sujo para comprar imóvel não entre em desespero. Para não ter o crédito negado, o ideal é ter paciência. Procure resolver as pendências, eliminar as dívidas e fazer um bom planejamento. Assim você não apenas estará com o nome limpo como conseguirá uma boa margem de segurança para financiar com melhores condições.

E então, o artigo foi útil? Gostaria de conferir outras informações interessantes? Não perca tempo e siga agora mesmo nossa página do Facebook!

Gostou do texto?
Faça seu cadastro e receba todas as novidades do blog no seu email!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *