Como mobiliar a casa com pouco dinheiro?

Mobiliar a casa com pouco dinheiro é algo que muitos desejam, mas poucos sabem como colocar em prática. Afinal, quem não quer ter um lar bem decorado, planejado e otimizado para o dia a dia sem extrapolar a conta bancária?

As limitações do orçamento familiar existem e podem tornar esse processo de decoração um verdadeiro desafio. Para ajudar você nessa missão, reunimos aqui algumas dicas para mobiliar com criatividade, bom gosto e praticidade gastando pouco. Confira!

Reforme sua mobília antiga

Nossa primeira dica não exige nada novo, mas sim a reutilização do que você já tem em casa.

Ao pensarem em mobiliar a casa, muitas pessoas associam esse processo automaticamente à aquisição de móveis novos. Esse é um grande erro, pois não há apenas essa alternativa. Quando você está com a verba enxuta, uma ótima opção é avaliar aquelas peças que fazem parte da decoração do imóvel há um tempo e reformá-las.

Você pode mudar o estofado do sofá, consertar aquelas gavetas da estante, trocar as portas da cômoda ou então aplicar uma pintura nova na parede. Pequenas mudanças podem mostrar bom gosto e capacidade de reinventar!

Opte por um mobiliário usado

Se não é possível reformar sua mobília antiga e você necessita de móveis novos, uma sugestão eficaz para não comprometer seu orçamento é optar pela aquisição de peças seminovas ou usadas.

Não é difícil encontrar onde comprar móveis em bom estado de conservação, pintura e acabamento. Inclusive, essa pode ser a chance para você dispor de itens com design diferenciado e repleto de histórias.

Invista na personalização dos móveis

Além das dicas anteriores para mobiliar a casa com pouco dinheiro, sempre há outra alternativa simples e eficaz: a personalização.

Por meio dela, os móveis antigos ou usados por terceiros podem ser repaginados e modificar completamente a decoração do ambiente onde estão inseridos. Além disso, é uma forma de explorar novos padrões e ter um mobiliário que tenha mais a sua cara.

Uma das opções que está em alta no momento, por exemplo, é a laqueação — seja em racks, cadeiras, mesas ou aparadores —, pintura mais delicada que proporciona acabamento superior à comum.

Além dela, o uso de pastilhas, adesivação vinílica e tecidos autocolantes ganha novos adeptos e entusiastas a cada dia.

Aposte na funcionalidade

Decidiu que comprará uma mobília nova? Então que tal repensar a dimensão do cômodo em que ela será instalada e apostar na funcionalidade? Essa é uma dica que até pode parecer óbvia, mas acredite: muitos não dão a devida importância.

O resultado, é claro, não pode ser outro que não excesso de móveis e muito gasto. Portanto, antes de comprar um novo item por impulso, certifique-se de que ele é versátil e permite a otimização do espaço.

Móveis com dupla função são um excelente negócio para casas e apartamentos pequenos e, de quebra, ajudam a manter a organização do cômodo. Alguns exemplos são sofás-camas, bancos e puffs com baú interno, cama com gaveteiro, etc.

Siga a tendência DIY

A nossa última dica é uma chance de explorar sua criatividade e capacidade de trabalho manual. Afinal, o do it yourself (DIY) — isto é, “faça você mesmo” — se tornou uma grande tendência nos últimos anos por estimular a capacidade de criar coisas novas com materiais reutilizáveis.

Um dos exemplos mais comuns é a transformação de carretéis, pallets e caixotes em móveis, como painéis, nichos de parede, camas, etc. Tudo isso traz um resultado diferenciado, com bom gosto e pouco gasto.

Agora que você já sabe como mobiliar a casa com pouco dinheiro, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude os amigos a deixar o lar mais funcional, cômodo e agradável!