6 dicas de finanças para você comprar seu imóvel no próximo ano!

6 dicas de finanças para você comprar seu imóvel no próximo ano!

Já pensou em como seria sua vida se você comprasse seu imóvel logo no próximo ano? Apesar de parecer um sonho distante, já existem diversas facilidades que podem tornar esse desejo uma realidade.

No artigo de hoje vamos dar 6 dicas de finanças para lhe ajudar nesta tarefa. Leia e descubra como adquirir seu imóvel próprio!

1. Analise sua situação financeira

Embora a força de vontade seja importante para alcançar um sonho, ela não é suficiente. Por isso, antes de tomar qualquer decisão, avalie sua situação financeira e veja se realmente existe a possibilidade de arcar com os custos no momento sem bagunçar suas finanças.

Fazer uma planilha no computador ou mesmo anotar em um caderno todos os seus gastos e compará-los com sua renda é uma forma de saber exatamente quanto e quando você pode gastar.

2. Saiba o que quer comprar

Depois de avaliar qual a sua realidade financeira, comece a pesquisar quais são as suas opções. Você vai preferir uma casa ou apartamento? Ele será usado, novo ou comprado ainda na planta? Lembre-se que a escolha depende das suas necessidades atuais e também do futuro, pois o pagamento das parcelas pode durar muitos anos.

3. Acompanhe a situação do mercado imobiliário

Acompanhar como anda a situação do mercado imobiliário também é uma das dicas de finanças mais importantes, pois em algumas épocas ela não está favorável, enquanto em outras, é possível adquirir imóveis com valores muito vantajosos.

Portanto, antes de tomar a decisão e fechar o contrato, comece a pesquisar sobre o mercado imobiliário brasileiro.

4. Estabeleça metas

Agora que você já tem em mente o que vai comprar, pesquise a média de valores do tipo de imóvel que deseja. Não se esqueça de olhar a região, pois ela afeta muito o valor.

Além disso, tenha cuidado. Se sua intenção é comprar um imóvel bem valorizado e vai morar nele, de nada adianta optar por uma região badalada se você não gosta de movimentação só porque ela pode dar um bom retorno.

5. Verifique a possibilidade de utilizar seu FGTS

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) pode ser liberado para a aquisição de imóveis e pode ajudar muito na hora de arcar com os custos desse tipo de compra.

Para solicitar o auxílio é possível ter contribuído com 36 parcelas (3 anos) ainda que não tenha sido de forma contínua e não ter adquirido um imóvel por meio do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) em território brasileiro.

Também não pode ter imóvel no município em que deseja comprar a nova propriedade e você tem de morar ou trabalhar no mesmo município em que o imóvel será adquirido. Se você se encaixa nesse perfil, basta reunir a documentação necessária, verificar os valores permitidos em seu estado, as regras. Se o valor do imóvel é maior do que o dinheiro que você tem disponível pelo FGTS, também é necessário verificar um financiamento para pagar o restante.

6. Não tenha pressa

Se o seu objetivo é comprar seu imóvel logo no próximo ano, analise se existe mesmo essa possibilidade e se a pressa não vai lhe prejudicar. Isso porque é importante investir o dinheiro em uma propriedade que realmente vá atender as suas necessidades e o pouco tempo para isso pode te impedir de conhecer outras boas oportunidades de negócio ou fazer com que você se arrependa no futuro.

Existem diversos pontos a serem analisados antes de concretizar a compra, incluindo uma projeção do futuro. É preciso lembrar que o que é bom para você hoje, pode não ser amanhã, pois você pode ter filhos, casar-se, mudar de emprego ou podem ocorrer várias outras mudanças que podem afetar a sua vida.

No mais, se você realmente tem certeza de que consegue arcar com todos os gastos e está decidido, vá em frente, use as dicas de finanças que demos e realize o sonho de comprar seu imóvel!

Ainda não se sente preparado por conta da falta de dinheiro? Leia este artigo sobre comprar um apartamento com um salário baixo!

Gostou do texto?
Faça seu cadastro e receba todas as novidades do blog no seu email!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *