5 sinais de que é hora de comprar um imóvel!

Vários motivos justificam o interesse de alguém em comprar um imóvel. Deixar de morar de aluguel é o principal deles.

Em alguns casos, o aluguel tem o mesmo peso no orçamento que a parcela do financiamento. Por isso, é importante ficar atento às oportunidades!

Mas quando é a hora certa de comprar um imóvel, afinal? No post de hoje, te mostraremos alguns sinais de que este momento chegou para você!

1. Se você possui uma renda que gostaria de investir

Imóveis são bens duráveis e fazem parte do planejamento da vida da maioria das pessoas. Isso quer dizer que, caso você precise vender um dia, haverá compradores.

Não há por quê se preocupar com a liquidez de um imóvel, desde que você siga alguns passos essenciais e faça uma análise detalhada de sua aquisição.

Além de sair do aluguel, mesmo que financie boa parte do montante, você estará construindo um ativo em potencial — que poderá até gerar renda a longo prazo.

A curto prazo, mesmo que você precise de financiamento para custear a compra do imóvel, o valor da parcela será como um aluguel — com a diferença que ela terá menor impacto com o passar dos anos. Isso ocorre porque a inflação possibilitará o aumento de seus rendimentos.

Lembre-se também de que o financiamento tem data para terminar, diferentemente do aluguel.

2. Se você mora com os pais ou com a sogra

A independência é fator decisivo na hora de tomar a decisão de comprar um imóvel. Se você mora com os pais ou com a sogra, provavelmente não tem a liberdade que teria em sua casa própria.

Quem vive na casa própria, além de fazer e viver as próprias regras, constrói um lar e uma identidade familiar — isso sem falar nas possíveis benfeitorias.

3. Se a sua família vai aumentar

A chegada de um novo membro na família é um bom indício que está na hora de se mudar. Morando de favor ou de aluguel, o espaço costuma ser reduzido. Nesse caso, é necessário um planejamento familiar para saber o tamanho do imóvel que deve-se comprar.

4. Se você quer realizar o sonho da casa própria

Se fizermos uma pesquisa perguntando qual o maior sonho dos jovens casais e solteiros, a maioria irá responder “casa própria”. Muitas famílias, no entanto, não costumam se planejar, e passam anos pagando aluguel.

Caso você perceba que ainda não está numa situação confortável, melhore o seu planejamento financeiro, pois o momento de comprar um imóvel pode ter chegado — basta apenas que você tome uma atitude.

5. Se sua situação financeira está estável

É difícil tomar a decisão de comprar um imóvel se a situação financeira não for muito favorável. No entanto, se você se encontra em um quadro de maior estabilidade, já esta mais do que na hora de dar esse passo!

Agora que você já sabe alguns dos sinais que indicam a hora de adquirir sua casa própria, que tal algumas dicas sobre o planejamento financeiro em casal para comprar um imóvel? Não perca!