5 motivos para sair do aluguel e morar num imóvel próprio

5 motivos para sair do aluguel e morar num imóvel próprio

A aquisição de um imóvel próprio ainda é um dos grandes sonhos da maior parte dos brasileiros, senão o principal. Todos almejam ter um lugar para chamar de seu e organizar de acordo com seus gostos e personalidade.

Infelizmente, o medo de arriscar diante de um cenário financeiro não tão animador tem levado muitas pessoas a se resignarem, pagando aluguel mês após mês. Muitos, inclusive, defendem que esta é a opção mais adequada.

Para derrubar mitos como este, vamos apresentar cinco motivos para você sair do aluguel e morar num imóvel próprio. Confira:

1. Investir em algo que é seu

O primeiro bom motivo para que você se esforce para comprar um imóvel próprio é, logicamente, deixar de pagar o aluguel. Quando você está pagando para morar em um local que não é seu, está direcionando seus recursos para algo que jamais trará retorno.

Com esse dinheiro, seria possível pagar as prestações de seu imóvel. E caso você precise, um dia, se mudar ou se desfazer do bem por qualquer motivo, será possível recuperar o valor investido, o que não ocorre em hipótese alguma no aluguel.

2. Personalizar o ambiente

Quando você mora em um lugar que é seu, não precisa dar satisfações a cada mudança que desejar fazer no local. Com exceção de raros casos de alterações estruturais em apartamentos que possam comprometer a segurança do local, você terá liberdade total para decorar e personalizar o ambiente como quiser.

Papéis de parede, quadros, pisos, lustres: você poderá deixar seu imóvel do jeitinho que sempre sonhou. Vale ressaltar que, ainda que receba autorização para fazer adaptações em um imóvel alugado, você terá que negociar com o proprietário quem será o responsável pelo pagamento das mudanças.

3. Contar com a valorização do imóvel

O mercado financeiro atrai muitos investidores, e isso não acontece à toa. Afinal, cada vez mais pessoas adquirem imóveis pensando na valorização.

Quando você opta por comprar um imóvel e sair do aluguel, passa a contar com sua rentabilidade, que pode trazer um grande retorno financeiro no futuro, já que o bem faz parte do seu patrimônio.

4. Resolver problemas sem burocracia

Se você mora — ou já morou — de aluguel, deve saber o quanto é difícil resolver problemas com a manutenção do imóvel. Fatores como vazamentos e infiltrações podem ter sua solução retardada pela necessidade de contato com o proprietário do imóvel ou mesmo a imobiliária.

Quando o imóvel é seu, a resolução dos problemas se torna mais ágil — ainda que, na prática, sua responsabilidade seja maior.

5. Encontrar facilidades no financiamento

Para quem está pensando em financiar um imóvel para sair do aluguel, a ampliação do teto do Minha Casa Minha Vida pode ser o empurrão que faltava.

No começo do ano, o governo federal aumentou para R$ 9 mil o teto da renda mensal permitida para que as famílias possam aderir ao programa habitacional, que oferece juros mais atrativos.

Outra vantagem é a possibilidade de utilizar os recursos das contas vinculadas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o que pode ser feito para completar o valor da entrada, pagar ou amortizar prestações. Para usar o FGTS é preciso cumprir os requisitos estabelecidos pelo governo.

Então, está mais motivado para sair do aluguel? Realmente, são grandes os benefícios em adquirir um imóvel próprio.

Por isso, preparamos mais uma surpresa para você: baixe agora mesmo, gratuitamente, o nosso e-book “Como fazer um planejamento financeiro para conquistar a própria casa” e comece desde já a se organizar.

Gostou do texto?
Faça seu cadastro e receba todas as novidades do blog no seu email!

Uma resposta para “5 motivos para sair do aluguel e morar num imóvel próprio”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *