5 dicas para negociar a compra do seu imóvel e conseguir um desconto

5 dicas para negociar a compra do seu imóvel e conseguir um desconto

Está pensando em comprar uma casa ou um apartamento? Então, você precisa entender que saber negociar a compra do imóvel é tão importante quanto encontrar o lugar perfeito para morar.

Como esse é um dos bens de maior valor, que envolve expectativas e emoções, tentar chegar a um acordo vantajoso para as duas partes faz toda a diferença. Com as 5 dicas do nosso artigo, você saberá como conseguir o melhor preço e escapar de furadas. Venha conferir!

1. Não fale demais ao negociar a compra do imóvel

Certamente, conversar com o vendedor ou com o corretor é importante para saber se o imóvel corresponde às suas expectativas. O problema é que, se você falar demais, corre o risco de entregar informações que podem comprometer a negociação.

Dizer que tem muita pressa, por exemplo, mostra para a outra parte que você vai aceitar a proposta em breve e que, dessa forma, o vendedor não precisa negociar tanto. Demonstrar muito interesse no imóvel também pode prejudicar o processo, já que deixa clara a intenção de fechar negócio.

Sendo assim, concentre-se em falar apenas o que é essencial. Por outro lado, ouça com atenção tudo que a outra parte tem a dizer. Faça perguntas específicas e colete informações que podem ajudar você no momento da negociação.

2. Descubra há quanto tempo o bem está à venda

Assim como a sua pressa pode ser um trunfo para o vendedor, a pressa dele pode ser vantajosa para você. Se ele está ansioso para vender o imóvel, provavelmente aceitará propostas com grandes descontos em cima do valor que foi estipulado.

Uma das causas da pressa do vendedor é a necessidade de pagar o condomínio — no caso de apartamentos. Afinal, se o imóvel está desocupado e existem taxas condominiais, significa que está gerando gastos.

Outro motivo para a pressa tem a ver com o período em que o imóvel foi colocado à venda. Se já tem bastante tempo, o vendedor pode estar perdendo as esperanças e as chances de vender. Nesse caso, ele tende a negociar um valor menor.

3. Procure por fatores que possam reduzir o preço do imóvel

Geralmente, antes de ser colocado à venda, um imóvel é pintado e recebe alguns reparos. Portanto, se você pretende adquirir um bem com desconto, é preciso ter um olhar minucioso para encontrar problemas que façam o preço baixar.

O esforço vale a pena, levando em consideração que você pode negociar o valor dos reparos para que sejam abatidos no preço do imóvel. Isso ainda reduz as chances de lidar com prejuízos após a compra.

4. Use suas condições de pagamento a seu favor

Como você pretende pagar pelo imóvel? Se for à vista, então tem uma bela vantagem, já que, com o montante em mãos, o poder de barganha aumenta. Além disso, poucas pessoas têm dinheiro disponível para quitar o valor de um imóvel.

Se esse não é o seu caso, tudo bem. Existem outras formas de viabilizar a negociação. O crédito facilitado ou um grande valor de entrada também ajudam a conseguir preços melhores.

5. Pesquise os valores dos imóveis na região

Entre os cuidados necessários antes da compra está a pesquisa do valor dos imóveis similares na região. Por vezes, os preços são colocados lá no alto. Entretanto, no mesmo bairro ou no mesmo prédio, podem existir imóveis mais baratos.

Essa informação deve ser utilizada para a negociação. Mas fique atento, pois o vendedor também poderá usá-la, alegando que o valor é uma pechincha quando comparado a outros da mesma região. Não aceite o relato de cara, e pesquise para saber se realmente é verdade, pois, ainda que for, deve haver um bom motivo para isso.

Usando todas essas dicas, você conseguirá negociar a compra do imóvel e obter um preço justo. Só tome cuidado para não se tornar inconveniente, rebaixar o imóvel ou oferecer uma proposta injusta e que ofenda o vendedor.

Além de negociar bem, você também vai precisar se planejar financeiramente para conquistar a casa própria.

Gostou do texto?
Faça seu cadastro e receba todas as novidades do blog no seu email!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *