5 dicas para comprar um imóvel sem bagunçar as finanças

Você tem interesse em comprar um imóvel, mas tem medo de comprometer as finanças? Fique tranquilo: com um planejamento adequado, é possível começar uma vida nova sem sofrer com problemas financeiros.

Apresentaremos, neste artigo, 5 dicas para comprar um imóvel sem bagunçar as finanças. Quanto mais cedo você começar a se preparar, melhores os resultados. Confira!

1. Organize as finanças

Uma dica fundamental para comprar um imóvel sem bagunçar as finanças é, logicamente, colocá-las em ordem antes de efetuar a compra. Muitas pessoas avaliam suas condições financeiras com base em impressões abstratas, o que pode ser prejudicial ao assumir o pagamento das prestações de um possível financiamento.

Procure manter uma visão clara de suas economias, a fim de saber até que ponto é realmente possível apertar o orçamento. Para levantar as informações, não há muito segredo: anote, durante um período, todas as suas despesas, rigorosamente. Permaneça atento aos mínimos detalhes, para obter dados mais precisos.

Depois de algum tempo, coloque no papel (ou em uma ferramenta apropriada, como uma planilha ou um aplicativo) as receitas e as despesas registradas. Assim, você poderá detectar para onde está indo o seu dinheiro e realizar adaptações para que as despesas com a compra do imóvel caibam no orçamento.

2. Enxugue o orçamento

Agora que você está com as informações na ponta do lápis, é hora de enxugar o orçamento. Faça um esforço para liquidar as contas que pesam nas finanças. Pode ser o momento de rever seus hábitos de consumo, evitando as compras por impulso e os parcelamentos.

Adaptar suas atividades de lazer também ajuda muito a manter as finanças em ordem. Procure ficar mais em casa, substituir o cinema pelas locadoras ou plataformas de streaming e os restaurantes por jantares com a família. As opções ao ar livre, como parques e praias, também são ótimas alternativas para quem quer enxugar o orçamento.

3. Aumente as receitas

Economizar é um meio importante de manter as finanças em ordem para a compra de um imóvel, mas não é o único. Com uma renda extra, você conseguirá uma folga maior no orçamento e poderá enfrentar a nova fase com mais tranquilidade.

Você pode, por exemplo, fazer um maior número de horas extras em seu trabalho habitual, ou aproveitar suas habilidades e atuar como freelancer no tempo livre. É possível ainda conquistar espaço dando aulas em uma área que você domina.

4. Construa uma reserva financeira

Imprevistos acontecem e podem bagunçar completamente suas finanças. Enquanto você ainda está se organizando para comprar um imóvel, não meça esforços para construir uma reserva financeira sólida.

Não se esqueça de que os gastos envolvidos não se resumem à compra do imóvel. Você terá que arcar com as despesas cartoriais, o seguro, a escritura e o pagamento de impostos como o ITBI. Até mesmo a mudança e a desocupação do imóvel atual, caso você more de aluguel, devem ser levados em conta.

Se a intenção é financiar o imóvel, suas reservas podem servir para aumentar o valor pago de entrada. Quanto maior a entrada, menores serão as prestações e, consequentemente, seu impacto nas finanças.

5. Pesquise muito

Vale a pena dedicar um tempo para pesquisar as melhores opções para comprar um imóvel. Abuse das simulações e compare as taxas e demais condições das diferentes linhas de crédito. Você deve ter em mente que qualquer redução nos juros, por menor que pareça, causará um grande impacto no final das contas.

É possível comprar um imóvel sem bagunçar as contas. Tenha o cuidado de se organizar desde cedo para não acumular outras parcelas com as prestações do imóvel, o que pode comprometer o orçamento.

Sabendo quanto você é capaz de pagar, é possível procurar com mais tranquilidade o imóvel dos seus sonhos. Quer se informar sobre as melhores ofertas? Então entre em contato conosco e conheça nossos empreendimentos!