5 dicas para aproveitar melhor os espaços de um apartamento pequeno

Hoje em dia é cada vez mais comum morar em um apartamento pequeno, seja por escolha própria ou pela necessidade. Com isso, surge a dificuldade em conseguir aproveitar cada espaço da melhor forma para ter um lar confortável sem abrir mão do espaço livre para circular tranquilamente.

No artigo de hoje nós daremos 5 dicas para que você consiga atingir esse objetivo: continue a leitura!

1. Tenha a noção de que você tem um apartamento pequeno

Ao morar em um novo lar, é comum que as pessoas ganhem alguns objetos e móveis de amigos e familiares ou comprem direto na loja e analisem somente se ele será útil ou não. O problema logo surge, pois ao tentar colocar vários itens sem um planejamento, pode acontecer de eles serem grandes demais para o apartamento e atrapalharem a circulação.

Por isso, antes de aceitar quaisquer presentes ou mobiliar o apartamento, escolha o local em que cada um ficará e meça a altura e a largura disponível para analisar se ele vai atrapalhar ou não. Optar por algumas adaptações também pode ser vantajoso. No caso do sofá, por exemplo, é possível colocar um de 3 lugares e complementar com puffs e uma poltrona, pois isso evita que a passagem pelo cômodo fique comprometida.

2. Use prateleiras para organizar os objetos

As prateleiras são sempre uma grande ajuda, pois não ocupam muito espaço e podem servir para guardar diversos objetos. Na cozinha, por exemplo, utilizar prateleiras para armazenar temperos, objetos de decoração e até utensílios ajuda a deixar o cômodo organizado, além de facilitar o preparo das refeições, pois tudo fica sempre à mão.

Já na sala de estar podem ser colocados livros, CD’s, DVD’s, vasos e outros itens decorativos, o mesmo serve para o quarto. Uma das grandes vantagens das prateleiras é que, além de serem versáteis, elas podem ser decoradas de muitas formas diferentes, de acordo com o ambiente em que serão utilizadas. Além das prateleiras, penduradores de bolsas e de casacos também podem ser muito úteis.

3. Coloque espelhos para aumentar a sensação de amplitude

Usar espelhos para dar a sensação de que um cômodo é maior já é um truque antigo dos decoradores. Eles podem ser colocados em uma parede inteira, na vertical ou na horizontal, e conseguem fazer com que o ambiente fique com uma profundidade duas vezes maior. Pequenos espelhos utilizados em conjunto também causam esse efeito (em menor escala) e proporcionam um charme ao local.

Tome cuidado apenas para não usar espelhos demais, principalmente em locais em que você passará muito tempo, pois isso pode causar incômodo. Sendo assim, evite colocar espelhos muito grandes no quarto e na sala. Opte pelos espelhos maiores em corredores e sala de jantar e espelhos menores nos outros pontos.

4. Utilize móveis com mais de uma função

Usar a imaginação é de grande ajuda quando se trata de aproveitar os espaços em um apartamento pequeno. Você pode ter um espaço pequeno para receber visitas na sala, mas aproveitar o espaço da varanda para colocar uma mesinha com cadeiras e usá-las quando for receber os amigos.

Sofás-cama, mesas dobráveis ou laterais, estantes para dividir ambientes e baús que também servem como puff são móveis multiuso que podem ser muito úteis para imóveis pequenos.

5. Escolha tons claros e neutros

Embora comprar o imóvel próprio possa causar uma vontade de decorar tudo da forma que você sempre quis, é preciso levar em consideração alguns aspectos, incluindo o tamanho do local. As cores escuras podem causar a sensação de que o apartamento é ainda menor, enquanto os tons neutros e claros dão o resultado inverso.

Isso não quer dizer que tudo na casa precise ser bege, branco e cinza, mas o ideal é que as paredes tenham essas tonalidades. Depois você pode usar os móveis ou os objetos, como as almofadas, com as cores que quiser, para dar “a sua cara” ao seu apartamento. Pintar apenas uma parede com um tom colorido também está liberado, mesmo para um apartamento pequeno.

Você mora em um apartamento que não tem muito espaço? Gostou das dicas? Aproveite e compartilhe-as com seus amigos nas redes sociais, assim eles também poderão usá-las se precisarem!