5 benefícios de fazer um financiamento que você talvez não saiba

5 benefícios de fazer um financiamento que você talvez não saiba

Muitas pessoas hesitam em fazer um financiamento imobiliário por receio em assumir um compromisso muito longo ou por desconhecerem o funcionamento da operação. Em boa parte dos casos, a modalidade é a única saída para quem pretende realizar o sonho de comprar um imóvel.

Na verdade, desde que a aquisição seja devidamente planejada, não há motivos para ter medo. Aliás, são muitos os benefícios do financiamento. Neste artigo apresentaremos para você 5 vantagens do financiamento imobiliário que vale a pena conhecer. Confira!

1. Oportunidade de sair do aluguel

Sair do aluguel é o benefício imediato de quem faz um financiamento imobiliário. A maior vantagem é que você deixa de colocar dinheiro em algo que não trará retorno e passará a investir em um imóvel que é seu. Além disso, não haverá o risco de ter que desocupar o local imediatamente e reestruturar toda a sua vida do zero.

Muitas pessoas se queixam da impossibilidade de personalizar um imóvel alugado. A maioria das mudanças, ainda que necessárias, dependem do aval do proprietário do bem. Financiando um imóvel você pode mudá-lo como sempre sonhou, lembrando que qualquer melhoria valorizará ainda mais o seu próprio patrimônio.

2. Utilização imediata do imóvel

Assim que o financiamento é aprovado, é possível ocupar imediatamente o imóvel, o que é um ótimo benefício. Quem opta por juntar todo o dinheiro necessário, por exemplo, pode ter que esperar anos até que possa, de fato, usufruir do bem.

Nesse caso, muitas vezes o comprador precisa ainda equilibrar a poupança com o pagamento do aluguel. No financiamento você pode utilizar o imóvel enquanto paga as parcelas restantes, o que torna mais fácil a organização do orçamento.

3. Possibilidade de liquidação antecipada

Fazer um financiamento imobiliário não significa, necessariamente, que você estará comprometido com o pagamento até o final das parcelas. Dependendo da sua organização e das condições financeiras, é possível antecipar as prestações ou até mesmo liquidar o financiamento, eliminando o compromisso de uma vez por todas.

Caso o financiamento seja feito pela tabela SAC (Sistema de Amortização Constante), mais comum em operações do gênero, as vantagens são ainda maiores. Nesse sistema as prestações são decrescentes, tornando ainda mais fácil a tarefa de liquidar antecipadamente o contrato.

4. Acessibilidade

Um financiamento é, muitas vezes, a única possibilidade para quem ganha pouco sair do aluguel e realizar o sonho de ter um imóvel próprio. Juntar dinheiro para comprar um imóvel à vista é uma realidade fora do alcance da maior parte da população, assim como é remota, para muitos, a chance de conseguir dar um bom lance em um consórcio.

5. Aproveitamento dos recursos do FGTS

Um benefício do financiamento que pode facilitar o pagamento do imóvel é a oportunidade de utilizar os recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). O governo possibilita ao cidadão a retirada do saldo em circunstâncias específicas, e a compra de um imóvel é uma delas.

Para resgatar o FGTS é preciso cumprir certos requisitos, que devem ser verificados antes de solicitar o financiamento. O recurso pode ser utilizado para compor o valor da entrada ou ainda para amortizar e liquidar prestações no decorrer do contrato.

Como vimos, são muitos os benefícios do financiamento. Portanto, para você que está se organizando para adquirir um imóvel, é uma possibilidade que merece ser avaliada com carinho.

Existem várias alternativas de financiamento. Para se aprofundar ainda mais no assunto, confira nosso artigo que trata das melhores opções para o Minha Casa, Minha Vida!

Gostou do texto?
Faça seu cadastro e receba todas as novidades do blog no seu email!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *