4 dicas para melhorar as condições do financiamento imobiliário

A aquisição de uma propriedade é algo marcante e extremamente positivo na vida de qualquer pessoa. No entanto, com a valorização enorme que o mercado tem em nosso país, atingir essa meta nem sempre é uma tarefa simples. Por isso, é essencial conhecer algumas dicas para melhorar as condições do financiamento imobiliário.

O lado bom dessa história é que, por meio de algumas atitudes simples e estratégicas, você pode conseguir um empréstimo com termos bem atraentes e, dessa forma, conquistar o objetivo da casa própria.

Quer descobrir como? Então não deixe de conferir este conteúdo sobre o tema!

1. Faça uma boa pesquisa de imóveis

O primeiro passo para melhorar as condições do financiamento imobiliário é fazer uma boa pesquisa de imóveis.

É por meio dessa busca que você encontrará excelentes oportunidades no setor, como uma unidade que atenda às suas demandas e expectativas por um preço que você pode quitar sem estourar o seu orçamento. E existem diversas maneiras de fazer isso — muitas das quais são até pouco trabalhosas.

A internet pode ser uma forte aliada, sobretudo por conta dos inúmeros portais destinados à compra e venda de propriedades. Fóruns e sites de imobiliárias também podem ser uma excelente ideia.

2. Dê preferência a imóveis na planta

Imóveis na planta podem ser uma boa alternativa para quem deseja melhorar as condições do financiamento imobiliário, e isso ocorre por diversos motivos diferentes.

Um deles é que as construtoras costumam oferecer boas vantagens para os clientes, facilitando bastante nos aspectos burocráticos.

Outro ponto é que, como essas unidades ainda estão na fase de obras, os preços são mais baixos, pois há o tempo de espera para a entrega das chaves. Também vale destacar que os projetos são mais enxutos e funcionais, com destaque para apartamentos pequenos e práticos.

3. Faça simulações em diferentes instituições

Uma dica muito importante para melhorar as condições do financiamento imobiliário, mas que nem todas as pessoas seguem, é fazer simulações em diferentes instituições. Enquanto, para algumas pessoas, os bancos podem ser a melhor alternativa, para outras as financeiras podem oferecer boas condições para o empréstimo.

Em linhas gerais, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica são opções que atendem com maestria um público que deseja unidades mais baratas.

Já os bancos privados oferecem melhores termos para clientes antigos e com estabilidade de empresa. E as construtoras são uma escolha certa para autônomos, pois exigem menos burocracia.

4. Aumente o valor de entrada

Por fim, a última dica para melhorar as condições do financiamento imobiliário é aumentar o seu valor de entrada. Em certas situações e simulações, o ideal pode até ser esperar um pouco mais para juntar dinheiro e, dessa maneira, conseguir fazer um aporte inicial mais volumoso.

Isso reduzirá não apenas o valor total a ser quitado, mas também os juros e o preço das prestações. Trata-se, inclusive, de uma escolha muito inteligente e economicamente madura, constantemente recomendada por economistas e especialistas do setor.

Enfim, essas são algumas dicas para melhorar as condições do financiamento imobiliário. Agora, coloque-as em prática!

Então, gostou do artigo? Se quiser se aprofundar no assunto, aproveite para conferir um pouco mais sobre a negociação para o seu financiamento!