4 dicas para comprar um imóvel mesmo estando desempregado

Comprar um imóvel estando desempregado parece impossível para você? Se sua resposta é afirmativa, já passou da hora de mudar seu pensamento.

Adiar um sonho pode ser preciso em determinadas situações, mas o planejamento deve sempre continuar. E, em alguns casos, comprar uma casa ou um apartamento sem ter um emprego fixo pode, sim, ser possível.

Hoje, você vai ver algumas dicas importantes para se organizar e conseguir realizar o sonho da casa própria. Continue com a gente e entenda como comprar um imóvel estando desempregado!

1. Use seu FGTS

A facilidade oferecida pelo governo nos últimos meses de sacar o FGTS permitiu que as pessoas tivessem acesso a um valor importante para realizar sonhos. Se esse é o seu caso, pense na possibilidade de utilizar esse dinheiro para usar como entrada no seu imóvel.

Você também pode aplicar esse valor em uma carteira de investimento, conversando com o gerente do banco, para ter uma renda enquanto estiver desempregado e, futuramente, investir o valor em um imóvel.

2. Veja o que você pode vender

Quando se está desempregado, é importante se desfazer de tudo o que pode trazer mais gastos e pouco lucro. Se tiver um carro ou uma moto, por exemplo, que não são essenciais para o seu dia a dia, é possível comercializar esse bem e levantar um bom dinheiro para investir ou dar como entrada na compra de um imóvel.

3. Avalie as condições de um empréstimo

Enquanto se está desempregado, o mais prudente é avaliar bastante todas as informações que envolvem a compra de uma casa própria. Dessa forma, você fica por dentro dos melhores negócios e o mais importante: não deixa seu sonho para depois, apenas se prepara com mais cuidado para alcançá-lo.

Vá a alguns bancos, consulte as opções de financiamento, analise as taxas de juros e compare o que cada instituição tem a oferecer. Mesmo que você não vá fazer negócio no momento, já sabe quais são condições e se prepara melhor para quando a hora de ter um imóvel próprio chegar.

4. Aproveite o tempo para pesquisar sobre o mercado

Assim como a pesquisa por empréstimos e financiamentos, é importante saber e sentir o mercado imobiliário.

Enquanto você não pode comprar seu imóvel, que tal buscar conhecimento sobre as melhores práticas para a compra de uma casa — como realizar uma boa vistoria no imóvel, condições de pagamento e até orçamento para futuras obras?

Saber sobre o mercado imobiliário dará a você um maior poder de discussão com proprietários e corretores para negociar valores e entregas. Entenda quais são seus direitos, seus deveres e veja como o conhecimento é importante e faz a diferença na hora de comprar um imóvel.

Comprar um imóvel estando desempregado pode, sim, parecer um desafio. Porém, o mais importante é ter conhecimento em relação ao assunto, saber tudo sobre sua situação financeira atual e não se deixar levar por informações superficiais.

Estudar e planejar a compra podem ser atitudes mais inteligentes e que vão levar você ao melhor negócio quando o momento de comprar a casa própria chegar.

Comprou um imóvel e ficou desempregado? Saiba o que fazer se isso acontecer com você!