Financiamento de imóveis: 7 mitos e verdades que você precisa conhecer

A burocracia pode ser um empecilho para quem deseja financiar um imóvel? Quais imóveis podem ser financiados? Como funciona o parcelamento? Essas são questões comuns da maioria dos interessados em financiamento de imóveis, e tais dúvidas podem surgir devido aos mitos que circulam sobre o mercado imobiliário.

Apesar de serem questionamentos pontuais e fundamentais para quem pretende se candidatar a um financiamento de imóveis, essas dúvidas não devem servir como justificativa para adiar o sonho de adquirir o imóvel próprio, principalmente sem uma boa pesquisa sobre sua veracidade.

A seguir, listamos alguns dos principais mitos e verdades sobre financiamento de imóveis. Acompanhe e esclareça suas dúvidas!

1. O financiamento imobiliário é muito burocrático

Verdade. Não há como facilitar esse assunto: o banco precisa se cercar de documentos que garantam o bom andamento do processo, e a lista de exigências é longa.

A velocidade de aprovação depende muito do interessado. Caso você seja uma pessoa prevenida e antecipe o recolhimento da documentação, terá menos com que se preocupar depois de entrar com o pedido de financiamento.

2. Pessoas que não comprovam renda, mesmo que não possuam entrada, podem obter um financiamento

Mito. Comentamos no item anterior sobre a importância da documentação. A função dessa burocracia é aliar as linhas de financiamento de imóveis com a capacidade de o candidato cumprir o contrato.

Infelizmente, a maioria dos financiamentos não cobre 100% do valor do imóvel, e caso a pessoa não tenha condições de recolher o valor da entrada, não conseguirá financiar.

Outro fator importante é o comprometimento da renda total com o financiamento. Se a parcela for maior do que 30% da renda comprovada, o financiamento não é aprovado. Um bom planejamento financeiro, no entanto,  poderá ajudar a comprar um imóvel.

3. A composição de renda pode ser feita apenas entre um casal

Mito. As regras são definidas pela instituição bancária e, apesar de alguns permitirem a composição apenas para casais, existem linhas de financiamento em determinados bancos que permitem a composição de renda com pais, filhos, amigos e parentes. Tudo dependerá das regras do banco ou da linha de crédito.

4. Financiar na planta é uma ótima opção para uma futura valorização do imóvel

Verdade. A valorização de um imóvel adquirido na planta pode chegar a superiores 30% em relação a outros tipos de investimento. Além disso, você tem a possibilidade de utilizar o tempo da construção do imóvel para pagar as parcelas da entrada do financiamento e, somente com as chaves na mão, começar a quitar o saldo financiado.

5. Todos os financiamentos possuem parcelas decrescentes

Esse é um mito bastante difundido pelo senso comum. As parcelas decrescentes dependem do sistema de amortização utilizado para quitar o saldo devedor. Atualmente, os mais conhecidos e utilizados são: SAC, SACRE e Price. Mas o que garante as parcelas decrescentes é o sistema de amortização constante, SAC.

6. Qualquer imóvel pode ser financiado

Mito. É feita uma avaliação minuciosa da parte documental do imóvel para saber se está em condição legal para ser financiado. Se faltar alguma documentação ou registro, seja do imóvel, seja do proprietário, o financiamento não é aprovado.

Outra questão que impede um financiamento é a parte habitacional, pois o imóvel precisa ser seguro e oferecer boas condições para moradia, além de servir como garantia de pagamento. Normalmente, é exigido que o imóvel seja 100% de alvenaria.

7. A antecipação de parcelas é benéfica

Verdade. Se a intenção for reduzir os custos com juros e aumentar a chance de liquidez do imóvel, essa é uma ótima alternativa. Ao quitar as parcelas, você passa a ser o dono de um imóvel não alienado e poderá vendê-lo quando bem entender, além de poder negociar com o banco uma diminuição do juros em relação ao montante que será antecipado.

O conhecimento é a base para fazer bons negócios. Cada um desses mitos e verdades sobre financiamento de imóveis é uma dúvida a menos para você conseguir as melhores alternativas. Pesquise, faça simulações e vá em busca das suas realizações.

Agora que você conhece alguns dos principais mitos e verdades sobre financiamento de imóveis, que tal descobrir se comprar um imóvel é um bom investimento? Boa leitura!